segunda-feira, janeiro 29, 2007

Quatro livros portugueses em Itália

Excerto de notícia retirado do Diário Digital:

Lídia Jorge, Mário de Carvalho, José Luís Peixoto e Gonçalo M.Tavares vão estar presentes, em Março, em Castel Goffredo, na cerimónia de apresentação de romances da sua autoria candidatos ao prémio literário Giuseppe Acerbi.

Em declarações à agência Lusa, os quatro escritores deram conta da sua intenção de assistir à cerimónia - prevista para 14 de Março - e exprimiram satisfação pela escolha dos seus livros e pelo que isso representa de crescente difusão da literatura portuguesa além-fronteiras, designadamente em Itália.

O prémio literário Giuseppe Acerbi, do nome de um famoso explorador, literato e egiptólogo italiano (1773-1846), começou a ser atribuído em 1993, em cada ano distinguindo um romance de uma determinada literatura, na vertente ficção.

Este ano, o país seleccionado foi Portugal e as obras escolhidas - traduzidas em italiano - foram as seguintes:

-«O vale da paixão», de Lídia Jorge, traduzido por Rita Desti, publicado pela Bompiani. A escritora obteve com este romance vários prémios portugueses, entre os quais o Dom Dinis e o Pen Clube, e um estrangeiro.

-«Um deus passeando pela brisa da tarde», de Mário de Carvalho, com tradução de Antonietta Pinamonti (mulher do director do Teatro Nacional de São Carlos, Paolo Pinamonti), chancela da Instar Libri. Este romance foi galardoado com o Grande Prémio de Romance e Novela da APE e o Prémio Pégaso, entre outros.

- «Jerusalém», de Gonçalo M.Tavares, traduzido por Roberto Mullinaci para a editora Guanda. Galardoado em Portugal com os Prémios Ler e José Saramago, este romance já antes tinha sido seleccionado para um prémio literário em Itália, o Mondelo.

- «Morreste-me», de José Luís Peixoto, traduzido por Giulia Lanciani para La nuova frontiera. O livro obteve em Portugal o prémio Jovens Criadores.

Os quatro escritores têm outros livros traduzidos - ou na iminência de o serem - em Itália.

(...)

Nos termos do regulamento, os quatro romances portugueses seleccionados serão submetidos à apreciação de um Júri Popular, composto por 70 leitores escolhidos entre os inscritos nas bibliotecas da província de Mântua e Brescia, e de um Júri Científico, de que fazem parte jornalistas e professores universitários.

O nome do vencedor será anunciado oficialmente pelos dois júris no dia 14 de Julho, estando a entrega do prémio programada para 09 de Novembro na sede do município de Castel Goffredo.

Diário Digital/Lusa

Sem comentários: