quarta-feira, agosto 15, 2007

Leituras indispensáveis



Título de um conto de Jorge Luís Borges, “A Biblioteca de Babel” é também o nome atribuído à colecção dedicada à literatura fantástica dirigida pelo escritor argentino. Tendo começado a ser publicada na década de setenta, “A Biblioteca de Babel” acabou por incluir mais de trinta títulos, todos escolhidos e prefaciados por Borges.

Nos últimos meses (julgo que desde Março ou Abril), a editora Presença tem vindo a publicar os livros desta colecção, dando, assim, pela primeira vez, oportunidade aos portugueses de lerem, na sua língua, alguns dos autores caros a Borges.

Já com cinco livros disponíveis nas livrarias, esta é sem dúvida uma colecção a não perder. Para além do evidente valor histórico de termos nas nossas livrarias a colecção editada à mais de trinta anos atrás por Franco Maria Riccci, “A Biblioteca de Babel” tem, a meu ver, a grande qualidade de reunir autores sobejamente conhecidos, como Allan Poe ou Kafka, para dar apenas dois exemplos, e autores esquecidos ou nunca reconhecidos. Trata-se, pois, de uma iniciativa editorial única, a seguir de perto nos próximos tempos.

Como já referi, foram já cinco os volumes de “A Biblioteca de Babel” publicados pela Presença. Aqui ficam os títulos e respectivos autores a procurar numa próxima passagem por uma livraria.

“A Biblioteca de Babel”

1. Gustav Meyrink, O Cardeal Napellus

2. Pedro A. de Alarcón, O Amigo da Morte

3. Giovanni Papini, O Espelho que Foge

4. Henry James, Os Amigos dos Amigos

5. Arthur Machen, A Pirâmide de Fogo

2 comentários:

Inês Rosa disse...

É sem dúvida uma colecção a adquirir!
Ando de olho nela desde que saiu, mas ainda não consegui comprar nenhum dos livros já disponíveis. Pode ser que agora, com o novo emprego, possa concretizar o sonho de comprar pelo menos um livro por mês (viva as edições de bolso!).
Gosto do novo visual do blogue, mas devo confessar que vou sentir falta das "leituras em curso".
Ainda bem que voltaste.

Jinho.

Aida Cardoso disse...

obrigada. Faz bem mudar de vez em quando (pode ser que assim a silly season acabe mais depressa). O meu plano é mesmo comprar um livro da "Biblioteca de Babel" por mês. Não te preocupes, as leituras em curso vão voltar, só que ainda estou a arrumar a casa nova do blogue :)