quinta-feira, março 08, 2007

Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, deixo aqui no Olho da Letra algumas sugestões de literatura no feminino. Não são apenas livros escritos por mulheres, são também livros que reflectem sobre o que é (e o que era) ser mulher. A lista podia ser enorme, mas reduzi-a apenas a cinco títulos. Boas leituras.


Clarice Lispector, Laços de Família, Colecção
«Curso Breve de Literatura Brasileira», Livros Cotovia.


Nos contos de Laços de Família, Clarice Lispector desenvolve uma reflexão sobre a vida exterior e interior da mulher. Um livro imprescindível não só hoje, mas todos os dias.









Virginia Woolf, Mrs Dalloway, Relógio D´Água.


Virginia Woolf, Um Quarto Só Para Si, Relógio D´Água.


De Virginia Woolf, deixo duas sugestões de leitura. A primeira um romance, Mrs. Dalloway, a segunda um ensaio, Um Quarto Só Para Si.






A Urgência de Contar. Contos de mulheres dos anos 40, organização de Ana Paula Ferreira, Editorial Caminho.


A Urgência de Contar reúne contos de várias escritoras portuguesas, datados da década de quarenta. Estes textos centram-se na condição feminina num Portugal governado por duas ditaduras: a de Salazar e a da iliteracia, da ignorância, do atraso social em que se vivia. Se a primeira promovia a segunda, a segunda ajudava a manter o tipo de ordem retrógrada pretendida pela primeira. Porém, note-se, os contos escolhidos para este volume não se limitam ao seu papel de denúncia social e é de lamentar que muitas destas escritoras sejam, hoje, mais esquecidas do que lembradas.




Maria Lamas, As Mulheres do Meu País, Editorial Caminho.


As Mulheres do Meu País é um extraordinário documento sobre a vida das mulheres portuguesas, de norte a sul do país, na primeira metade do século XX. A dedicação de Maria Lamas ao seu trabalho de dar a conhecer a realidade da mulher portuguesa do seu tempo é notável. Uma edição que não devem deixar de conhecer.



1 comentário:

Anónimo disse...

olá!

se gostas de cinema vem visitar-nos em

www.paixoesedesejos.blogspot.com

todos os dias falamos de um filme diferente

paula e rui lima